Concurso de bolsas: Clique para ver o resultado Matrículas abertas

Projetos Pedagógicos

Todos os projetos pedagógicos ocorrem de maneira processual e com o objetivo de instrumentalizar o aluno Gabarito para que ele consiga desenvolver aspectos da dimensão cognitiva, social e emocional. Por meio dos projetos, os alunos desenvolvem habilidades fundamentais para a formação acadêmica, como pesquisa, comunicação, registro, pensamento crítico e trabalho em equipe. O aluno é estimulado permanentemente a produzir conhecimento, tornando-se sujeito no processo educativo.

Mostra Pedagógica (Ensino Fundamental)

Os alunos do Ensino Fundamental II participam de projetos pedagógicos interdisciplinares ao longo do ano. Os tutores de cada turma definem os temas e a metodologia de trabalho de maneira participativa. O grande desafio é a diversificação das linguagens de modo a valorizar as individualidades e ao mesmo tempo ampliar os referências dos alunos. Os estudantes são estimulados a investigar, pois o pensamento científico nasce da curiosidade, peça chave para esse segmento. Estruturar um projeto é fazer parte, planejar, gerir, trabalhar em grupo. Por meio dos projetos, os alunos apreendem conceitos e ao mesmo tempo desenvolvem habilidades indispensáveis ao Ensino Fundamental, exercitando sempre a criatividade e o fazer coletivo, quesitos fundamentais para se viver em sociedade. Os principais resultados são compartilhados na Mostra Pedagógica que acontece ao final do ano. Pais e familiares prestigiam esse momento valorizando ainda mais o trabalho processual desenvolvido ao longo do ano.

Produção de um Livro Literário (1° ano/Ensino Médio)

Com o intuito de aproximar os alunos do universo literário e incentivando-os a atuar com autonomia e autoria, o projeto do 1° ano ocorre por meio do contato com os gêneros da Literatura. São várias etapas de leituras e produções individuais e em grupos, até que os alunos e sentem prontos para produzir seus próprios textos, o que gera, ao final, a produção de um Livro Literário coletivo e autoral. Uma ação fundamental para o incentivo a leitura e escrita que é também valorizada no evento de conclusão do Projeto.

Trabalho de Conclusão de Curso – TCG (2° ano/Ensino Médio)

Com intuito de aproximar os alunos do universo científico, as turmas de 2° ano do Ensino Médio realizam pesquisas sobre temas diversos, tendo contato com normas técnicas de pesquisa e registro. O trabalho se dá por meio de várias etapas de produção de conhecimento, em uma delas os alunos participam de uma banca examinadora que irá ouvir as apresentações e levantar problematizações quanto à pesquisa realizada. Ao final do processo, os grupos produzem artigos e os melhores trabalhos geram a produção de pôsteres de caráter científico, os quais são expostos na escola no evento de encerramento do projeto.

Produção da Revista Gabarito (3° ano/Ensino Médio)

Durante o ano, os alunos são incentivados a ler diferentes revistas informativas em um trabalho de reflexão e análise em relação ao conteúdo e estrutura das mesmas. Dessa maneira, cada grupo de trabalho se responsabiliza por um tema para compor a revista produzida anualmente pelo Gabarito. Diversos temas são contemplados, como notícias internas, pesquisa sobre profissões, assuntos políticos, dados econômicos, moda, memórias, entre outros. Dessa forma, os discentes, que estão no último ano do Ensino Médio se preparando para os vestibulares, acabam sendo estimulados a estarem em contato permanente com assuntos da atualidade em um processo de leitura de mundo e criticidade, habilidades fundamentais para o sucesso nos processos seletivos, sobretudo no Enem. Ao final do processo, a revista é distribuída ao público interno, valorizando, assim, a produção dos alunos.

Gabarito Digital

Escolha a cidade da sua unidade: