fbpx
Concurso de bolsas: Clique para ver o resultado Matrículas abertas

DICAS DE OURO PARA QUEM VAI PRESTAR O ENEM

29/10/2017

Durante a prova, é muito mais que somente resolver as questões, é preciso ficar atento aos pequenos detalhes.

88570-6-dicas-para-passar-direto-no-vestibular

A gente sabe, no ENEM existem vários fatores preocupantes, como o tempo e a complexidade da prova. Parece que cada hora passa num piscar de olhos, e que o conteúdo não acaba mais, não é mesmo? Mas fique calmo, respire e planeje muito bem o seu tempo, isso será crucial no resultado final da prova. Confira as dicas que o Gaba tem para você:

Todo mundo sabe que as provas de matemática e redação são as que mais rendem pontos no exame, como, por exemplo, os famosos 1000 pontos da redação. Não que você não deva dedicar tempo às outras disciplinas, mas nestas duas, dê um carinho especial. Faça e, se possível, refaça.

Não fique quebrando cabeça tentando acertar uma questão mais difícil no seu ponto de vista. Faça primeiro aquelas que você tem mais facilidade, assim, você terá controle sobre o tempo restante para pensar melhor e resolver as demais.

Além disso, no TRI (Teoria de Resposta ao Item), a forma de correção da prova do ENEM, as questões são dividas por grau de dificuldade: fáceis, médias e difíceis. Nesta lógica, quando você acerta muitas questões difíceis, tende também a acertar as mais fácies e médias, caso contrário, pode ser considerado que tenha dado o famoso “chute” nas questões difíceis, fator que pode diminuir sua nota.

E, no inverso, quando tem uma boa quantidade de acertos nas questões fáceis, alguns acertos em questões medianas e poucos acertos em questões difíceis, o TRI encontra maior coerência e sua nota pode aumentar.

Tenha em mente que você possui, em média, três minutos para responder cada questão. Administre bem o seu tempo para que toda a prova possa ser respondida com calma.

Como explicado no item 2, por conta da Teoria de Resposta ao Item (TRI), é possível identificar quando você conta com a sorte e marca uma opção sem ter certeza da resposta. Por isso, fique atento.

O ENEM não cobra somente o que está nos livros, ele também busca saber se você está de olho nos fatos marcantes dos últimos tempos. Por isso, na hora de estudar, também considere estudar os portais de notícia e ter uma posição sobre os assuntos.

 

Boa sorte!

 

Fonte

Ver outras notícias

Gabarito Digital

Escolha a cidade da sua unidade: