Concurso de bolsas: Clique para ver o resultado Matrículas abertas

COMO SURGIU O NOVEMBRO AZUL

09/11/2017

PARA SITE

Mês passado foi dedicado às mulheres com o Outubro Rosa, o mês da conscientização sobre o câncer de mama, agora, não menos importante, mudamos a cor e entramos no Novembro Azul – especial para os homens -, para incentivá-los sobre a importância do exame para a detecção precoce do câncer de próstata, doença que atinge 1 a cada 6 homens.

Papo vai, papo vem, você sabe como o Novembro Azul surgiu?

O Novembro Azul começou em um Pub, na Austrália, em 1999 e foi nomeado no exterior como Movember (Moustache (bigode) + Novembro, em inglês.), quando um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como forma de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina, e também para arrecadar fundos para doar a instituições de caridade. O novembro foi escolhido porque dia 17 do mês comemora-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

Com o sucesso da campanha, todos os anos, cada vez mais o país estava participando, assim, foi criada o Movember Foundation Charity, em 2004, com a ideia de que, no mês, os homens deixassem o bigode crescer e as mulheres usavam bigodes azuis falsos como forma de apoio. Diversos eventos de arrecadação de fundos também foram criados.

No Brasil, a campanha foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, tornando-a parte do calendário nacional de prevenção.

Hoje, como podemos perceber, o Novembro Azul é mundial. O tabu sobre o exame ainda é persistente, mas com as ações de conscientização, inúmeros casos já detectados a tempo de cura, afinal, 9 a cada 10 casos tem chance de cura, desde que seja descobertos precocemente.

FOTO PERFIL_NOVEMBRO AZUL_GABARITO

 

Ver outras notícias

Gabarito Digital

Escolha a cidade da sua unidade: